domingo, 29 de junho de 2025

LITERATURA turmas :1121,1122,1141,1142,1151,1152,1201,1211,1251

 Contexto histórico  do Romance Frankenstein


NA EUROPA

*Revolução Francesa (1789-1799). A partir dela, a burguesia passou a ter grande poder político e a aristocracia entrou em decadência. Dessa forma, a estética romântica é também burguesa, pois reflete os ideais e costumes dessa classe social.

O lema dessa revolução era “Liberdade, igualdade, fraternidade”. E inspirou os artistas românticos, principalmente no que diz respeito à liberdade. Os artistas passaram a enaltecer a liberdade de pensamento, de comportamento e, inclusive, a liberdade de amar. Isso, no entanto, ia de encontro ao conservadorismo burguês.


Nos primeiros anos do século XIX, Napoleão Bonaparte (1769-1821) empreendeu grande esforço para expandir o império francês. Em países como a Alemanha, as invasões napoleônicas acabaram despertando o sentimento de nacionalidade, uma das principais características do romantismo em sua origem."


NO BRASIL

Contexto histórico no Brasil

A Independência do país, aconteceu em 7 de setembro de 1822. Esse momento representou grandes mudanças sociais, culturais e econômicas para o Brasil.

O país tentava se organizar e consolidar seu poder, depois de cerca de 300 anos de colonização portuguesa. Esse processo de transição e mudanças começou um pouco antes de independência, em 1808, com a vinda da família real portuguesa.

Quando chegou ao país fugindo das invasões napoleônicas na Europa, o príncipe regente, Dom João, declarou a abertura dos portos às nações amigas, o que resultou na expansão da comercialização e diversificação do comércio. Outro fator importante foi a transferência da capital do país, que antes era Salvador, e passou a ser o Rio de Janeiro.

Esse processo foi crucial para alavancar a modernização da cidade, resultando na construção de diversos edifícios públicos como o Museu Nacional, a Biblioteca Nacional e o Real Teatro São João. Nesse momento, também foi criada a imprensa régia e algumas instituições como o Banco do Brasil e a Real Academia Militar.

Todos esses fatores foram essenciais para acelerar o processo de Independência do Brasil, declarada em 7 de setembro de 1822 por Dom Pedro I.


Fontes: https://www.todamateria.com.br/romantismo-no-brasil/




Nenhum comentário:

Postar um comentário